Módulo 2 - Introdução à Informática Acessível
Relatório das atividades do aluno usando Tecnologia Assistiva
A. Aluno:
O aluno “X” tem 6 anos ,esta matriculado numa turma de Pré Escola da rede publica municipal,composta por 15 crianças de 4,5 e 6 anos.Ele apresenta um quadro de paralisia cerebral e em, função da mesma,não fala e tem dificuldades motoras;o problema da fala gera alguns transtornos no convívio com a turma,uma vez que quando ele solicita uma coisa e não e compreendido,tem crises de choro e fica agressivo.
2. Descrição da atividade:
A atividade consiste na apresentação á turma de um mural com figuras diversas que correspondem a situações do dia a dia, das crianças na escola:
Lápis coloridos = para indicar que a criança quer pintar.
Criança bebendo água = sede.
Banheiro = necessidades fisiológicas.
Frutas, biscoitos = hora do lanche/fome.
Crianças brincando = recreio.
Inicialmente apenas estas cinco figuras serão trabalhadas com a turma;objetivando uma melhora no nível de comunicação da criança “X” .
A atividade será aplicada inicialmente no momento da roda ( hora em que as crianças apresentam maior concentração );apresentarei as gravuras e explicarei á turma a função de cada uma e o momento em que elas deverão ser acionadas.
3. Tecnologia Assistiva escolhida:
Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)
B. Reflexão sobre a experiência:
Confesso que pensei ser mais difícil realizar esta atividade, porem a turma entendeu e esta ajudando o aluno “X”,na verdade tudo virou brincadeira para eles ( e também se aprende brincando né? )todas as crianças fizeram questão de acionar as imagens quando lhes surgiam as necessidades,e o aluno “X”,que apesar de suas limitações tem um cognitivo muito bom, esta conseguindo utilizar o recurso de comunicação com facilidade,isso depois de aproximadamente duas semanas. Incrível como uma coisa tão simples pôde melhorar a vida dessa criança,que agora por ser melhor compreendida esta mais tranqüila e sociável.
Durante a aplicação da atividade pude traçar um comparativo ente a mesma e o que a teoria de Vigostsky nos explica muito bem... que e na relação com os outros,no convívio social que se desenvolve nosso processo de ensino/aprendizagem,a criança “X” observando a professora e os colegas,vem desenvolvendo sua ZDP (zona de desenvolvimento potencial),tudo isso conseqüência de uma atividade planejada e mediada. Em suma posso afirmar que esta atividade será uma constante na minha sala de aula e que a partir de agora buscarei estudar mais sobre as TIC,visando melhorar minha práxis pedagógica e o apredizado dos meus alunos.
DOSVOX, outra atividade legal.
O sistema Dosvox é um elo de comunicaçaõ entre o computador e o deficiente visual. O programa torna a vida destas pessoas mais autonoma e independente,facilitando a inserçao das mesmas ao mundo virtual e consequentemente ao mercado de trabalho .E de suma importancia o uso das tecnologias com "objeto" facilitador da inclusao socio educacional,uma vez que ajuda a diminuir as barreiras exitentes. O ideal seria que todos os Dv (deficientes visuais) pudessem ter acesso a esse brilhante intrumento.Consideraçoes pessoais sobre o uso do Dosvox X uso do Dascher:,Para mim particularmente o Dosvox me apresentou menos dificuldades p/ execurtar a atividade pre estabelecida,enquanto o uso do Dascher foi mais dificil de me adaptar....Porem o mais importante que deve ser ressaltado aqui é que os dois programas sao maravilhosos...vou procurar aprender mais sobre eles e me aperfeiçoar.E quanto a sugestao de pesquisar sobre Helem Keller,nao foi necessario,eu ja conhecia a historia dessa mulher fantastica..exemplo de força e superaçao...
sábado, 13 de fevereiro de 2010
Atividades mais interessantes no curso de formação continuada de professores em tecnologias de informação e comunicação acessível
Postado por ☺ Valorizando as Diferenças ☻ É o meu ser diferente que vai completar o que está faltando no seu ser, também diferente. É lindo! É de Deus, toda essa nossa singularidade. às 12:45
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário